segunda-feira, 29 de setembro de 2008

22% dos candidatos a vereador em SP estão sendo ou foram investigados

27/09/2008 - 20h24
22% dos candidatos a vereador em SP estão sendo ou foram investigados
da Folha Online

Reportagem da Folha publicada na edição deste domingo informa que dos 1.077 candidatos que disputam uma vaga de vereador em São Paulo nas eleições da semana que vem, 241 (22% do total) responderam ou respondem por processo ou inquérito.

Com base nas certidões entregues pelos próprios candidatos ao registrar a candidatura, a reportagem mostra que os concorrentes respondem ou responderam a 267 inquéritos policiais e a 175 processos.

Segundo a reportagem, as acusações mais freqüentes são de lesão corporal e estelionato, mas há casos de tentativa de homicídio e homicídio culposo (sem intenção de matar, como um acidente de trânsito).

O antecedente revela a vida pregressa da pessoa, mas não significa que ela tenha sido condenada pelo fato.

Os antecedentes já estão disponíveis na ficha dos candidatos na Folha. Veja a lista dos candidatos que respondem ou já responderam a inquéritos ou processos.

O procurador regional Eleitoral de São Paulo Luiz Carlos dos Santos Gonçalves disse que não há um número científico que possa fazer um paralelo entre os 22% de candidatos e a sociedade em geral. Mas ressaltou que não é o mesmo percentual.

"Eu lhe asseguro que não é o percentual que acontece na sociedade. Não há duas ou três pessoas a cada dez praticando crimes, de jeito nenhum. Essa proporção [dos candidatos] é cinco vezes mais, é dez vezes mais [em relação à sociedade] [...] Parece que esse pessoal que pratica crimes gosta de se candidatar por alguma razão", afirmou.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u449662.shtml


MEU COMENTÁRIO:

Essa reportagem demonstra parte das dificuldades e batalhas que nós, homens de bem, enfrentamos.

Afirmo que o processo eleitoral e as eleições como são hoje interessam aos bandidos, ao governo do crime. Note que justamente os políticos e candidatos do mau nunca defendem mudanças, tentam isolar os pioneiros e no que depender deles a política já esta fechada para novas lideranças, especialmente as descomprometidas e idealistas.

Por isso caro amigo peço-lhe mais do que o seu voto, que na minha opinião deveria ser facultativo. Peço sua ajuda em minha campanha! Precisamos mostrar força eleitoral, isso será fundamental nos próximos anos.

E eu tenho uma boa notícia. Na minha coligação temos apenas 42 candidatos a vereador, destacando a Dra. Havanir e o Osmar Lins Peroba, que já tiveram expressivas votações. A Dra. Havanir foi a mais votada vereadora na última eleição municipal; o Peroba obteve 65 mil votos como deputado estadual mas não foi eleito devido ao coeficiente partidário. Numa previsão realista podemos imaginar que elegeremos dois ou três vereadores, tendo um bom coeficiente podemos eleger até quatro vereadores. Diante dos demais candidatos, minhas chances são boas.

Na Eleição de 2004 o Prona elegeu dois vereadores, sendo a Dra. Havanir com 85 mil votos e o Baratão com apenas 2 mil votos, que na primeira semana como vereador mudou de partido. É o sistema eleitoral.

Talvez eu seja o único, pois ainda não vi outro candidato, que tenha assumido publicamente compromissos de cumprir o mandato.

Conforme publicado no Estadão do último domingo, 63% ainda não escolheram o candidato a vereador. Várias pessoas escolhem o vereador no dia da eleição, muitas vezes a escolha é feita entre os folhetos (santinho) jogado no chão, que hoje em dia não é mais permitido fazer. A entrega dos santinhos precisa ser feita diretamente ao eleitor.

Essa é a minha primeira candidatura. Literalmente uma campanha do tostão contra o milhão, fazendo esforços para seguir as duras regras da Justiça Eleitoral, regras que favorecem quem esta no Poder e que chegaram lá justamente com outras regras (ou nenhuma regra, pois muitas leis surgiram nos últimos anos).

Temos apenas cinco dias de campanha! Deixei santinhos na sede do PTC - Av. Brigadeiro Luis Antonio, 3742 (prox. a Rua Estados Unidos). Há pontos de distribuição, combinar por telefone o local de entrega, no Metrô Anhangabaú, Sé, Consolação e Praça da Árvore.

Durante a semana estaremos em campanha nas ruas. Entre 14 às 18 horas no Centro, Paulista, Consolação, Liberdade e outras regiões.

Cordialmente,
Jean Tamazato
www.tamazato.org

Nenhum comentário: