quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

10.000 vezes, milionario em algumas semanas

Visitando o site da SPTRANS eu vi o histórico da passagem de ônibus.
Em abril de 1993 a passagem era de Cr$ 9.500,00 e no mês de julho do mesmo ano foi para Cr$ 23.000,00. Em agosto cortaram os três zeros e com o aumento a passagem ficou Cr$ 30.00 e essa inflação seria forte até julho do ano seguite, quando entrou em vigor o Real. E durante um ano (julho de1994 a junho de 1995) a passagem urbana em São Paulo custou R$ 0,50.

23 mil é 10 mil vezes 2,30. Então, numa interpretação simplista, podemos dizer: em 1993 os valores eram 10 mil vezes o que é hoje.

Naquele tempo, com preços subindo diariamente, tudo era relativo. Só quem viveu aquilo sabe o que realmente foi. Eu como era adolescente tenho uma vaga lembrança.

Da memória eu ainda lembro uma fase que eu tinha 500 mil cruzerios, tirava uns 20 mil para ônibus. Significa que eu tinha 25 passagens na carteira. No mesmo índice (passagens), hoje eu teria o equivalente a 60 reais, nada mal para um garoto de 20 anos.

Naquela época também era comum brincar de juntar 1 milhão.

Então, eu já vivi valores 10 mil vezes o que é hoje e já foi milionário por algumas semanas :-)

Nenhum comentário: